Notícias

Acompanhe o trabalho do deputado Marcos Vieira



30/08/2017 Deputados comprovam desmatamento irregular no Bosque da Agronômica


Deputados comprovam desmatamento irregular no Bosque da Agronômica

 

Em uma vistoria na área, foi constatado corte de árvores e abertura de clareiras

 

Troncos caídos e clareiras no local onde deveria ser apenas mata fechada e nativa. Esta foi a constatação que os deputados Marcos Vieira (PSDB) e Luciane Carminatti (PT) tiveram ao vistoriar o Bosque da Agronômica, nesta quarta-feira, em Florianópolis.

 

A vistoria foi feita pelos membros da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc e foi definida após o exame do PL 077/2017, que trata da doação da área na Beira-Mar de Florianópolis, no Bairro Agronômica, para a construção da sede administrativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

 

A inspeção da área foi sugerida após a divulgação de imagens feitas pelo deputado Marcos Vieira que mostravam árvores caídas. “Estavam desmatando mesmo sem o projeto de doação ter sido apreciado. Então nos mobilizamos e imediatamente informamos os órgãos responsáveis, como Fatma, Polícia Ambiental e a própria prefeitura municipal”, disse o deputado Marcos Vieira.

 

Em uma consulta informal ao governo do Estado a resposta da Secretaria da Casa Civil por meio de um e-mail informava que estava sendo feita apenas uma limpeza no local por motivo de segurança, já que ao lado do bosque está a Casa da Agronômica, residência oficial do governador do Estado.

 

Nesta quarta-feira (30/08), após a reunião da Comissão de Finanças na Alesc, os deputados se deslocaram ao local juntamente com integrantes da imprensa. “É triste ver que uma área tão nobre estava sendo desmatada para um fim nada nobre, que era a construção de um banco”, disse a deputada Luciane Carminatti.

 

O prefeito em exercício da Capital João Batista Nunes informou que acionou os órgãos responsáveis para constatar a infração e punir os responsáveis.

 

O PL 077 retirado de pauta a pedido do governo.