Notícias

Acompanhe o trabalho do deputado Marcos Vieira



04/10/2017 Marcos Vieira alerta sobre a importância do rigor fiscal


Marcos Vieira alerta sobre a importância do rigor fiscal

 

Deputado defende controle dos gastos públicos

 

O deputado Marcos Vieira, que preside a Comissão de Finanças e Tributação, defendeu o rigor fiscal e o controle dos gastos públicos para que o Estado permaneça como destaque em nível nacional.

 

Durante a reunião da Comissão de Finanças desta quarta-feira (04/10), na Alesc, o deputado reforçou a importância do controle na gestão estadual. “Os números que nos foram mostrados, indicam que, apesar de apertado, haverá o cumprimento das metas fiscais de 2017”, disse o deputado Marcos Vieira.

 

Os dados foram apresentados pelo Secretário de Estado da Fazenda, em exercício, Renato Lacerda, que destacou a importância de estar com as contas em dia “não precisa e não podemos recorrer ao endividamento para pagar contas de custeio”. Lacerda ainda destacou sobre a importância do não aumento de impostos no Estado “diferentemente de muitos Estados, não passamos a responsabilidade para a população referente aos gastos públicos, nos mantemos firmes quanto ao aumento de impostos em Santa Catarina”.

 

Atualmente o Estado possui índices muito próximos do limite de responsabilidade, sendo na saúde 12,8%, onde o limite é de 13%, na educação 25%, com limite de 26,47% e nos gastos com pessoal 46,55%, sendo o teto máximo de 49%.

 

A apresentação dos dados do Governo na Alesc está prevista na Constituição e faz parte do calendário parlamentar.